Ads 468x60px

terça-feira, janeiro 27

PROBLEMA DO GARÇOM

Aqui tem a performance matemática digital como parte do Projeto "Digital Mathematical Performance" do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática da UNESP.



quarta-feira, janeiro 21

GAME - STRING - CHAOS

Faça com que todas as linhas encontrem os pontos finais sem encostar nas outras. Ele é idêntico ao PUZZE que está seis postagens abaixo, porém aqui você pode jogar com a opção animação, tornando assim uma variação bem interessante.



terça-feira, janeiro 20

GAME - You Draw

Utilize as diversas formas geométricas para fazer com que a bola laranja chegue até o destino. Construa obstáculos e aparelhos que lhe ajudarão a cumprir o objetivo.



sexta-feira, janeiro 16

PROBLEMA DE TRAVESSIA - Lâmpada

Faça com que todas as pessoas da família atravesse a ponte antes de acabar a luz do lampião. Para isso, você terá que fazer cálculos com os números acima de cada personagem, já que o número significa o tempo que eles demorarão para realizar os trajetos.


GAME - DUPLIGON

Passe por diversos níveis em que o objetivo é fazer uma cópia idêntica da forma geométrica mostrada para ganhar uma nota e passar para o próximo, que fica mais difícil pois adiciona mais uma vértice à forma que tem que ser desenhada.



quinta-feira, janeiro 15

GAME - Batalha Naval - Questões de Geometria




PROBLEMA DOS CAMELOS - Teatro

Aqui segue apresentação teatral "Problema dos Camelos" baseado no famoso livro "O Homem que Calculava" do Malba Tahan. Trabalho do Instituto de Matemática e Arte - SP



PUZZE

Faça com que todas as linhas encontrem os pontos finais sem encostar nas outras para passar pelos 19 níveis dispostos neste jogo.



quarta-feira, janeiro 14

quinta-feira, janeiro 8

TORRE DE HANOI

A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.


A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.


Edouard Lucas teve inspiração de uma lenda para construir o jogo das Torres de Hanói. Já seu nome foi inspirado na torre símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã.


Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do universo. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Hanoi



The Towers of Hanoi

Visit qualjogo.com

PROBLEMA DE TRAVESSIA - CANIBAIS X MONGES

A regra é a seguinte:


Não pode ficar mais canibais que monges em nenhum momento.





Canibais vs Monges

PROBLEMA DE TRAVESSIA - PRISIONEIRO

As regras são as seguintes:


1 - Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco;

2 - A mãe não pode ficar sozinha com os filhos;

3 - O pai não pode ficar sozinho com as filhas;

4 - O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família;

5 - O barco só pode transportar 2 pessoas por vez.

6 - Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar.

Clique nos bonequinhos para colocá-los dentro do barco e depois na alavanca vermelha para atravessar...

Faça as Contas